A trilha de longo curso Caminhos das Ararunas ganhará mais uma divulgação em escala nacional, dessa vez no I Congresso Brasileiro de Trilhas, que vai ocorrer de 25 a 29 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia-GO. A prefeitura de Araruna está apoiando a participação do projeto no evento.

Convidado para compor a mesa-redonda “Como implementar e gerir uma trilha de longo curso”, o presidente do Fórum do Curimataú e coordenador dos Caminhos das Ararunas, Ricardo Câmara, terá a oportunidade de falar sobre o processo de implementação e organização do primeiro corredor ecológico de longa distância da Paraíba, que hoje é destaque em todo o Brasil.

A mesa-redonda será composta por um grupo seleto. Além de Ricardo Câmara, estarão a representante do Caminho do Planalto Central, Rose Faria, o coordenador da Trilha Transcarioca, Beto Mesquita, além do idealizador da Trilha Amazônia Atlântica, Julio Meyer, com moderação a ser escolhida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“A participação no Congresso dará mais visibilidade à nossa região. Os Caminhos das Ararunas consolidam a importância de representar a primeira trilha de longo curso da Paraíba e uma das mais bem estruturadas do Nordeste. Mostrarei isso durante o evento, no qual estarão pessoas de todo o Brasil, desde potenciais investidores até turistas que podem, certamente, interessar-se pelo projeto, viajar até Araruna e municípios vizinhos, uma vez que se trata de um produto com extensão regional. Esse é o nosso grande objetivo”, declarou Ricardo Câmara.

O Congresso

O I Congresso Brasileiro de Trilhas será realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e pela Rede Brasileira de Trilhas. O evento é uma oportunidade para integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das trilhas de longo curso no território nacional, troca de experiências, bem como para apresentação da Rede Brasileira de Trilhas para futuros parceiros, fortalecendo-a em nosso país.

As trilhas têm como objetivo a conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental e, também, oportuniza aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, levando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Desta maneira, o evento contará com a presença de membros de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países da América do Norte, Central e do Sul, proporcionando uma rica troca de conhecimentos. Na ocasião, sob a liderança da World Trails Network, serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas.

O I Congresso Brasileiro de Trilhas em Goiânia é ferramenta estruturante para a integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das Trilhas de Longo Curso no território nacional.