A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo realizou hoje (29) uma reunião com os condutores locais para discutir demandas e ações necessárias ao ordenamento da atividade no município. O encontro foi mediado pelo vice-prefeito e secretário da pasta, Availdo Azevedo, e o secretário executivo de turismo, Edvaldo Costa.

Os condutores de turismo tiveram a oportunidade de fazer apontamentos e sugerir adequações à lei municipal que regulamenta o setor, promulgada em janeiro de 2021. Entre os tópicos destacados, está a importância da oferta de novos cursos de qualificação, mantendo a continuidade das capacitações realizadas pela Prefeitura de Araruna desde 2017, em parceria com instituições do Sistema S.

Outro objeto de debate foi o cadastro de todos os profissionais pela secretaria, distribuição de crachás para identificação e criação de mecanismos para fiscalizar e vetar a atuação irregular de guias e condutores no município.

O encontro também proporcionou o levantamento de demandas relacionadas às trilhas inseridas em áreas privadas, ao guiamento de turistas no Parque Estadual da Pedra da Boca e à necessidade de um Centro de Apoio ao Turista, projeto que já está sendo planejado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura. Todas os pedidos e sugestões serão entregues ao prefeito Vital Costa, que tem o turismo como uma das prioridades desde o início da gestão.