Organização, segurança, tranquilidade e clima agradável foram alguns dos pontos mais mencionados pelos entrevistados na Pesquisa de Satisfação do Turista durante o São João na Serra 2022. Após dois anos de paralisação por conta da pandemia de coronavírus, o evento, que aconteceu entre os dias 21 e 26 de junho, retornou com força total, aquecendo a economia do município e promovendo lazer e diversão ao público.

A pesquisa feita pela prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria de Turismo, demonstrou números animadores em relação à percepção dos turistas sobre o tradicional São João na Serra, que desde 2017 vem ganhando visibilidade e se transformado em uma das maiores festas juninas da Paraíba.

Em um dos tópicos do questionário, 51,4% responderam que tiveram as expectativas atendidas, enquanto que 41,9% afirmaram que as festividades superaram suas expectativas. Além disso, 86,5% dos entrevistados disseram que pretendem retornar à próxima edição do São João de Araruna.

O prefeito Vital Costa, que participou de todas as noites junto ao público, celebrou o sucesso retumbante do evento. “Graças a Deus e o trabalho de toda equipe da prefeitura alcançamos todos os nossos objetivos que era realizar uma festa com segurança e organizada. Foi uma festa onde todos puderam desfrutar, com suas famílias, da verdadeira alegria de mais um Arraiá na Serra. Isso mostra que houve um planejamento da nossa equipe, que desenvolveu um bom plano de divulgação, para atrair as pessoas, para impulsionar as vendas no comércio e o aquecimento na economia também superou as expectativas. Quero agradecer o empenho das polícias Civil, Militar, Bombeiros Civis, Segurança Privada, SAMU e todas as forças de segurança que foram fundamentais para que pudéssemos garantir ao público um local seguro para curtir a festa. Realizar o São João significa valorizar as tradições, movimentar a economia local, divulgar as riquezas turísticas e artísticas do município, atrelados a alegria dos participantes foi o que consolidou este evento como o melhor e maior de todos os tempos. Chegamos ao fim desta edição com o sentimento do dever cumprido. Quando se faz com amor, se faz bem feito, espero que no próximo ano estejamos todos juntos, festejando e curtindo o maior e melhor pé de serra da Paraíba”, destacou Vital Costa.

Além da Paraíba, o São João na Serra atraiu turistas de pelo menos outros três estados: Rio Grande do Norte, Pernambuco e até mesmo São Paulo, conforme ficou apurado na pesquisa de satisfação. Esse dado evidencia que os investimentos destinados à promoção das festas juninas em Araruna têm alcançado resultados inéditos e gerado retornos significativos, impulsionando o turismo de eventos no município, incentivando a criação de empregos e introjetando um volume maior de recursos nos empreendimentos locais. Para se ter uma noção exata, 35,1% dos entrevistados informaram que tiveram despesas de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00, ao passo que 24,3% gastaram acima de R$ 1.500,00 com produtos e serviços durante os dias em que permaneceram na cidade.

O objetivo da Secretaria de Turismo é usar os dados obtidos para calibrar as ações do poder público no fortalecimento do São João na Serra, além de distribuir a pesquisa para análise por empresários dos diversos segmentos (hospedagem, alimentação, transporte, etc.), a fim de promover intervenções conjuntas para alavancar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas.