Com o apoio da prefeitura municipal, o Grupo de Projeções Folclóricas Araraunas subiu pela primeira vez ao palco da 28ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), nesta sexta-feira (27), transmitindo a um público expressivo as características e expressões da cultura local. O evento acontece no Centro de Convenções de Natal-RN, com programação até este domingo (29). A expectativa da organização é de que 30 mil pessoas compareçam à feira.  

A equipe liderada pela professora Joelma Feitosa apresentou uma sequência de danças de salão nordestinas com o propósito de resgatar canções simbólicas da nossa cultura, como a Dança do Camaleão; Dança da Araruna e a Dança da Caninha Verde. No repertório também foram inclusos os clássicos do rei do baião, Luiz Gonzaga. A apresentação teve duração média de 20 minutos.

O coordenador de cultura, Wellington Rafael, acompanhou o evento e parabenizou a performance da equipe ararunense. “Foi, como sempre, uma satisfação poder estar com um grupo cultural do nosso município mais uma vez na capital do Rio Grande do Norte em um evento de dimensão internacional, com exposições de vários países de nosso continente. Nosso grupo folclórico denominado Araraunas abrilhantou o evento, representando nosso Estado da Paraíba, sendo bastante prestigiado e aplaudido. De parabéns estão todos os nossos jovens, a professora de dança Joelma Feitosa e o Prefeito Vital Costa, que acreditou no potencial de nossa juventude e ampliará seus esforços em investir cada vez mais na Cultura”, afirmou Wellington Rafael.

Sobre a Fiart

A 28ª Feira Internacional do Artesanato começou no dia 20 de janeiro e segue até este domingo (29). Nesta edição, evento pretende reunir mais de mil artistas, ente os quais artesãos individuais, como empreendimentos ligados à economia solidária.  

O objetivo é valorizar e resgatar manifestações tradicionais, abrir espaço para apresentações de grupos folclóricos e difundir produções artesanais, como as peças feitas em madeira, ferro, bordados, costura criativa e produtos de macramê. Para isso, estandes foram distribuídos em um espaço de quase 450 metros quadrados.

Categoria