O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria Executiva de Juventude, promoveu em Araruna o curso “Turismo no Meio Rural e Oportunidade de Negócios”, voltado para pessoas com faixa etária entre 18 e 29 anos. A iniciativa teve parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dentro do programa Qualifica Juventudes, e foi acompanhada pela Secretaria de Turismo de Araruna.

O curso teve duração de três dias, dividido em dois módulos teóricos e um prático. Em sala de aula, foram trabalhados temas relacionados a boas práticas na condução de turistas em áreas rurais, focando em questões de atendimento aos visitantes, observações básicas sobre alongamento muscular, interpretação de trilhas, recomendações acerca de vestimentas apropriadas para caminhadas em corredores ecológicos, além de outros tópicos complementares. Os jovens também aprenderam sobre fundamentos de empreendedorismo e marketing, considerados pontos elementares para quem pretende divulgar o próprio trabalho e se inserir definitivamente no mercado.

A aula prática ocorreu no Cânion da Serra Verde, um dos principais atrativos turísticos de Araruna e que faz parte do percurso da trilha de longo curso Caminhos das Ararunas. A condução envolveu explicações sobre as diversas plantas da região – muitas das quais com finalidades medicinais -, os animais característicos do bioma local e as precauções necessárias para evitar possíveis acidentes. O grupo de participantes adentraram até o cerne do cânion, composto por rochas magmáticas datadas de milhões de anos, as quais também compõem o conjunto de riquezas da Serra Verde para uma interpretação completa direcionada aos turistas.

O curso “Turismo no Meio Rural e Oportunidade de Negócios”, realizado pelo governo estadual, é mais uma ação realizada no município de Araruna, somando-se a outras qualificações ofertadas anteriormente pela Prefeitura Municipal em parceria com instituições do Sistema S. O coordenador de Desenvolvimento do Turismo, Fellipe Nunes, acompanhou todo o processo e enfatizou a importância da capacitação. “É mais uma iniciativa dedicada a qualificar os nossos jovens e a despertar-lhes o interesse em trabalhar com o turismo no município. Araruna tem um potencial incrível no âmbito rural, com destaque para o Parque Estadual da Pedra da Boca, os cânions, as áreas de reserva e a beleza fascinante das paisagens bucólicas. Tudo isso cria um ambiente favorável para a geração de renda, incluindo os moradores das diversas comunidades. Trata-se de uma engrenagem que depende de cada peça para funcionar, e os profissionais da condução turística são indispensáveis nesse contexto”, afirmou.