A prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, marcou presença na 18ª edição da Rural Tur, a maior feira de turismo rural do Brasil, que neste ano aconteceu no município de Bananeiras durante os dias 08, 09 e 10 de setembro. Com o slogan “Capital Paraibana da Aventura”, Araruna promoveu ao público os seus principais atrativos turísticos, como a Pedra da Boca, Cânion do Macapá, Cânion da Serra Verde e o casario tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), que constitui o patrimônio histórico-cultural da cidade.

A rampa de voo livre, de onde saíram os recordes mundiais de asa delta e parapente, e a primeira trilha de longa distância do Nordeste, Caminhos das Ararunas, também foram apresentadas ao expressivo número de visitantes que compareceram à feira. O estande recebeu não apenas entusiastas do turismo de aventura, mas também nomes de grande prestígio no cenário nacional, a saber: a Coordenadora Geral de Áreas Estratégicas para Desenvolvimento Turístico no Ministério do Turismo, Ana Carla Moura; a empresária, jornalista e ex-Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo da Paraíba, Alessandra Lontra; a jornalista e presidente da Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino; o Gerente de Relações Institucionais e Interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo no estado de Goiás, Luciano Guimarães Soares, entre outras autoridades políticas.

Ao longo dos três dias, o potencial turístico de Araruna foi elogiado por públicos de diferentes faixas etárias, bem como por empresários e donos de agências. “Com a ampla disseminação do nosso destino, esperamos que o resultado prático seja o incremento do fluxo de pessoas no município, ou seja, o aumento de turistas e excursionistas na região, em conformidade com uma tendência que já tem sido observada nos últimos anos”, comentou o Coordenador de Desenvolvimento do Turismo, Fellipe Nunes.

O Secretário Executivo de Turismo, Edvaldo Costa, comemora mais uma feira com participação notável de Araruna e reafirma o compromisso da administração municipal. “A nossa gestão acredita que o turismo é um pilar indispensável para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos nossos conterrâneos. Estamos obstinados no projeto de expandir as políticas públicas direcionadas ao turismo, e os frutos dessa estratégia positiva estão sendo colhidos gradativamente, cada vez mais”, afirmou Edvaldo Costa.

Apresentações culturais

Na abertura da 18ª Rural Tur, Araruna foi o grande destaque. A banda de música 12 de Agosto, sob a regência do Maestro Pedro Oliveira, encantou o público com uma apresentação impecável, executando clássicos que fizeram a plateia aplaudi-la de pé.

Em seguida, o Grupo de Projeções Folclóricas Araraunas, comandado pela professora Joelma Feittosa, atraiu todas as atenções ao exibir uma performance instigante e minuciosamente bem ensaiada, à qual os espectadores reagiram com merecido reconhecimento.

“O Grupo de Projeções Folclóricas Araraunas é um importante instrumento cultural do município. Além de trazer o resgate de danças e músicas semiextintas e semidesaparecidas, dá a oportunidade aos jovens se engajarem na essencial cultural de nosso estado e região. Enquanto que a a Escola e Banda de Música XII de Agosto, sendo considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Araruna, é uma das mais exitosas experiências culturais do interior da Paraíba, inspirando gerações na execução de sua arte”, disse o Coordenador de Cultura, Wellington Rafael.

Estande de Araruna recebe autoridades do turismo nacional durante a RuralTur 2022
Estande de Araruna recebe visita do prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra
Banda de música 12 de Agosto em concerto durante a 18ª Rural Tur