A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nesta quinta-feira (15) o projeto de lei  nº 501/2023, de autoria do deputado Eduardo Carneiro, que denomina Araruna como a “Capital Paraibana do Turismo de Aventura”.

O texto do PL destaca o potencial do município para a prática de atividades radicais na natureza, incluindo o voo livre, trilhas, camping e rapel. Além disso, Araruna tem ganhado relevância no cenário nacional em virtude da trilha de longo curso Caminhos das Ararunas, que conta atualmente com aproximadamente 130 quilômetros de corredores ecológicos, integrando mais três municípios vizinhos: Tacima, Dona Inês e Riachão. O projeto, idealizado como instrumento para fomentar o processo de regionalização turística, atrai todos os anos pessoas de vários estados do Brasil, bem como turistas de outros países.

De acordo com o prefeito Vital Costa, o investimento no turismo é prioridade na gestão, o que tem se refletido na ampliação do fluxo de visitantes. “Nós estamos buscando justamente alçar novos voos em prol da região e do povo ararunense, porque ganham todos com isso. Então, como poder público, estamos buscando mecanismos para que possamos avançar nessa construção de melhorar a infraestrutura da cidade para que possa receber os turistas e visitantes”, afirmou.

O secretário executivo de turismo, Edvaldo Costa, enfatizou a importância do título aprovado pela Assembleia Legislativa para a divulgação do destino. “Ficamos bastante gratos com reconhecimento feito pelo deputado Eduardo Carneiro, que tem se empenhado em materializar as nossas demandas em busca do desenvolvimento do turismo em Araruna. O título recebido nos dá uma projeção ainda maior e a possibilidade de mostrar que a nossa região é o destino perfeito para quem gosta de aventura, natureza e contemplação”, enfatizou.

A denominação de Araruna como a “Capital Paraibana do Turismo de Aventura” foi uma das promessas do deputado Eduardo Carneiro, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Turismo e Inovação. O grupo promoveu em março uma audiência pública com o objetivo de discutir os desafios e as perspectivas do turismo no município, ocasião em que os deputados tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos principais atrativos da região.

Terra do Parque Estadual da Pedra da Boca, Araruna reúne características geológicas propícias à prática de esportes radicais, como rapel, escalada, montanhismo e mountain bike. Além da variedade das rochas, cujos formatos impressionam pela exuberância e aspectos singulares, a região compreende os cânions do Macapá, Serra Verde e Barbaço, que formam belíssimas cachoeiras nos meses chuvosos e representam atrativos ideais para trilhas e camping.

A oferta turística de aventura, no entanto, vai além da aventura. A cidade ostenta casarões históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) e que embelezam o centro da cidade. A Fazenda Maquiné, a aproximadamente cinco quilômetros do centro, chama atenção pela arquitetura do século XIX, bem como encanta turistas e excursionistas pelas inúmeras histórias e lendas que rondam o lugar há décadas. Passeios histórico-culturais são, portanto, um complemento indispensável na Capital Paraibana do Turismo de Aventura.