Por volta das 10h, a primeira moto largou em velocidade máxima pelas estradas desafiadoras que cruzam o município de Araruna em direção a Acari-RN, momento que marcou o início oficial do Rally RN 1500 – conhecido por Rally do Nordeste -, que chega em sua 25ª edição como uma das principais etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, atraindo atletas de todas as partes do mundo para a disputa em três categorias: moto, UTV e carro.
Mais de 100 equipes atracaram na comunidade rural da Serra Verde, definida como ponto de partida da prova. Centenas de atletas – profissionais e não profissionais – compareceram, entre eles o piloto Reinaldo Varela, campeão do Rally Dakar, campeão mundial e do Rally dos Sertões por três vezes, e oito vezes campeão brasileiro na categoria UTV.
O prefeito Vital Costa, que garantiu o apoio logístico à organização do evento, recepcionou o campeão mundial, com quem conversou sobre o potencial turístico de Araruna no segmento de aventura e esportes radicais. O mandatário comentou com satisfação a oportunidade de difundir os atrativos da região. “Aqui foi escolhido como palco para a largada do Rally RN 1500, o que nos deixa muito felizes. Nosso município é considerado a capital paraibana do turismo de aventura, logo esse evento se alinha muito bem à nossa proposta e contribui para a divulgação do potencial do destino”, afirmou.
A concentração de veículos na zona rural de Araruna chamou a atenção de moradores locais, para quem todo aquele espetáculo de máquinas possantes era novidade. Formou-se uma espécie de arquibancada para acompanhar a saída dos pilotos, que recebiam do público a vibração e mensagens de poio. De acordo com o Secretário Executivo de Turismo, Edvaldo Costa, o evento proporciona, além do fomento do turismo, um intercâmbio importante entre pessoas de todas as regiões do Brasil e do mundo com as pessoas que residem aqui, mostrando que a comunidade abraça e se diverte com a ideia de eventos turísticos”, ressaltou.
A edição 2023 do Rally RN 1500 integrou Paraíba e Rio Grande do Norte, e o governo paraibano está apoiando o evento. Desde quarta-feira, todas as equipes estiveram concentradas no Centro de Convenções de João Pessoa, onde procederam com vistorias técnicas nos veículos. Após a passagem por Araruna, o Rally do Nordeste continua até sábado (15) em municípios potiguares, passando por Acari, Guamaré e Galinhos, totalizando mais de 1000 quilômetros de estradas percorridas.
Cultura de Araruna se apresenta no Evento “Raízes Paraibanas” do TCE e encanta público
Pedra da Boca é reconhecida como local chave para patrimônio geológico mundial
Secretaria de Turismo se reúne com condutores locais para discutir demandas do setor