O auditório da Universidade Estadual da Paraíba ficou lotado na audiência pública para tratar do plano de manejo do Parque Estadual da Pedra da Boca, nesta sexta-feira (03). O evento foi conduzido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e a empresa responsável pela elaboração do projeto, Econsult.

A audiência foi iniciada com o prefeito de Araruna, Vital Costa, que ressaltou a importância do momento, aguardado há 23 anos pela população ararunense. Desde a fundação do parque, o plano de manejo é uma das principais reivindicações de condutores, guias de turismo, empresários e moradores da região. Em seu discurso, Vital Costa destacou a insistência da gestão municipal na busca por dialogar com o governo da Paraíba e viabilizar a elaboração do documento.

Marcaram presença o prefeito de Tacima-PB, Luis Rodrigues (Xató) e o prefeito de Passa e Fica-RN, Flaviano Lisboa, acompanhado pelo ex-prefeito Pepeu Lisboa. O vereador de Araruna, Odon Macêdo, também participou da audiência pública representando o poder legislativo. Todos discursaram e enalteceram o avanço da elaboração do plano de manejo, uma vez que os atrativos naturais da unidade de conservação movimentam o fluxo turístico nas cidades vizinhas. O Sebrae Paraíba, parceiro em diversas ações de desenvolvimento do turismo local, foi representado pela gerente da agência Araruna, Heloísa Mirelli.

A primeira parte da apresentação foi ministrada pela empresa Econsult. A equipe discorreu sobre o diagnóstico ambiental do meio físico, biótico e social, o zoneamento da área, a descrição de atividades estratégicas e programas de manejo para o uso sustentável do parque. Em seguida, o público pôde manifestar comentários, sugestões e direcionar perguntas para a Sudema e a empresa. Essa dinâmica envolveu empresários do município, condutores e guias de turismo, políticos e agentes da administração pública de Araruna. As observações devem ser incorporadas à versão final do plano de manejo.

O próximo passo é adequar o conteúdo com base nas alterações sugeridas pelo público e enviá-lo para análise do comitê gestor, que deve emitir um parecer deferindo ou indeferindo o documento.

O que é o plano de manejo?

De acordo com a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), trata-se de um documento que apresenta estudos ambientais sobre a unidade de conservação, contendo regras, planos e programas pensados para o cumprimento dos objetivos que garantam a manutenção de determinada área.

Categoria